quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Sala do Educador - 2011


SALA DO EDUCADOR – 2011


TEMÁTICAS: PEDAGOGIA DE PROJETO – PESQUISA CIENTÍFICA – AGROECOLOGIA


IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA
ESCOLA MUNICIPAL CHARRUA, CENTRO COMUNITÁRIO – S/N – 7ª AGROVILA, TERRA NOVA DO NORTE – MT, CEP – 78505000, CELULA (66) 84049917, E-MAIL – escolamcharrua@hotmail.com

MODALIDADE DE ENSINO
  • ENSINO FUNDAMENTAL


REGIME DE FUNCIONAMENTO
  • SERIADO E MULTISERIADO


DISTRIBUIÇÃO DO TOTAL DE ALUNOS POR TURNO E SÉRIE

Turma
Turno
Total de alunos
Regime de funcionamento
Ed. Infantil
Integral
07
Multisseriado
1ª Ano
Integral
05
2ª Ano
Integral
05
Multisseriado
3º Ano
Integral
06
4º Ano
Integral
14
Seriado
5ª série
Integral
12
Multisseriado
6ª série
Integral
13
7ª série
Integral
05
Multisseriado
8ª série
Integral
09
TOTAL DE ALUNOS
76



DIAGNOSTICO 

A comunidade Nossa Senhora da Luz, 7ª Agrovila, esta localiza a dez (10) quilômetros ao norte da sede do município de Terra Nova do Norte, cortada pela estrada MT 208 sentido Nova Guarita, atendendo sete (07) comunidades circunvizinhas, (Comunidade Caravaggio, Comunidade Água Limpa, Comunidade Alto Paraíso, Linha Milane, Comunidade São Lourenço (já extinta), Comunidades Bandeirantes (já extinta) e Comunidade Nova Esperança (já extinta), contando com aproximadamente (158) famílias das quais (57) tem filho matriculado na escola e participam de forma muito satisfatória).
Nos últimos dois anos a escola desenvolveu a pedagogia de alternância com apóio da comunidade e de políticas públicas, mas para o ano de 2011, a Escola pretende de forma um pouco diferenciada desenvolver a mesma proposta, através da pedagogia de projeto para a educação do campo com uma novidade na matriz curricular que é a inclusão das Ciências Agrárias. Sempre haverá desafio, mas o propósito primeiro é antes de qualquer coisa que nós professores entendemos dessas novas ferramentas para assim contribuir com as mudanças necessárias para o aprendizado dos alunos.


JUSTIFICATIVA


DE PROJETOS e PESQUISA CIÊNTIFICA (PESQUISAÇÃO). Com isso os estudos da sala do Educador 2011, pretendem buscar mais embasamento teórico e metodológico dentro destas cinco temáticas, para assim fazer as interferências necessárias no desenvolvimento do ensino e aprendizagem dos professores e alunos ao longo do ano letivo de 2011.

 
OBJETIVOS

  • Construir uma prática pedagógica voltada para o meio local como principio básico para então atingirmos assim a esfera global;
  • Buscar a compreensão de como trabalhar uma justa produção respeitando o meio ambiente e em harmonia com a vida saudável tanto humana como do planeta;
  • Construir através dos estudos um princípio ético que reflete o dever de nos preocuparmos uns com os outros e com o meio ambiente;
  • Contribuir através dos conhecimentos adquiridos a construção de uma comunidade forte e solidária, num ambiente favorável á qualidade de vida e ao meio ambiente;
  • Valorizar e praticar a pesquisa como promoção de mudanças e quebra de tabus sociais.


METAS

  • Conhecer e desenvolver a pedagogia de projeto em sala de aula para o ano letivo de 2011;
  • Conhecer o conceito de agroecologia, bem como desenvolve-las através das praticas pedagógicas frente as temáticas em estudo;
  • Ser um professor pesquisador e não um transmissor de pesquisas prontas;

METODOLOGIA:


Os estudos da sala do Educador (2011) serão semanais, quinzenais e presenciais com a participação em cem por cento (100%) dos encontros onde cada participante terá seu caderno de campo para registro dos estudos e atividades desenvolvidas, bem como o compromisso de postar semanalmente as atividades desenvolvidas no blog da escola. (escolacharrua. blogspot.com)
Quanto à organização dos encontros, ficara a cargo da direção da escola.
E a dinâmica de trabalho será estudo individual e coletivo dos textos sobre os assuntos abordados, interação dos professores sobre as temáticas relacionadas á sala do Educador e a sala de aula, discussões, debates, sobre os temas abordados, bem como resumo dos entendimentos no caderno de campo de cada professor e elaboração de projetos relacionados com as temáticas estudadas para o desenvolvimento em sala de aula;
 
AVALIAÇÃO

  • O objetivo maior da avaliação desses estudos é uma mudança na forma de atuar em sala de aula, voltado para uma aprendizagem mais significativa, com mais embasamento nos conteúdos e conceitos a serem aprendidos;
  • A avaliação final para efeito de certificado será feita e acompanhada pela direção da escola utilizando os seguintes critérios:
  • Certificado com o título (sala do Educador) será expedido com cem (100%) de participação;
  • Certificado com o título (formação continuada) será expedido com setenta e cinco (75%) de participação; 

    CRONOGRAMA DOS ENCONTROS


    DIA DOS ENCONTROS
    TEMÁTICAS

    HORÁRIO DOS ENCONTROS

    CARGA HORÁRIA

    11/04/2011
    • Pedagogia de projetos, conceitos, fundamentos e implicações
    • A pedagogia de projetos na aprendizagem
    • A pedagogia de projeto e o papel do Professor
    • Como elaborar um projeto pedagógico
    • Aprendendo e ensinando com projetos
    08h00min 10h00min
    02 horas
    14/04/2011
    13h00min 15h00min
    02 horas
    25/04/2011
    08h00min 10h00min
    02 horas
    28/04/2011
    13h00min 15h00min
    02 horas
    02/05/2011
    08h00min 10h00min
    02 horas
    05/05/2011
    13h00min 15h00min
    02 horas
    16/05/2011
    08h00min 10h00min
    02 horas
    19/05/2011
    • Agroecologia, conceito e fundamentos
    • Agroecologia como matriz disciplinar integradora: um novo paradigma
    • Agroecologia: uma ciência para um futuro sustentável
    • Agriculturas alternativas de base ecológica
    13h00min 15h00min
    02 horas
    30/05/2011
    08h00min 10h00min
    02 horas
    02/06/2011
    13h00min 15h00min
    02 horas
    13/06/2011
    08h00min 10h00min
    02 horas
    16/06/2011
    13h00min 15h00min
    02 horas
    27/06/2011
    08h00min 10h00min
    02 horas
    30/06/2011
    • Pesquisa cientifica: o que é? Conceito e Como se faz
    • Passo a passo de uma pesquisa cientifica
    • A pesquisa cientifica na escola
    • Métodos científicos
    • Etapas da pesquisa cientifica
    13h00min 15h00min
    02 horas
    04/07/2011
    08h00min 10h00min
    02 horas
    07/07/2011
    13h00min 15h00min
    02 horas
    11/07/2011
    08h00min 10h00min
    02 horas
    14/07/2011
    13h00min 15h00min
    02 horas
    18/07/2011
    08h00min 10h00min
    02 horas
    21/07/2011
    • Avaliação e sistematização dos estudos
    13h00min 15h00min
    02 horas
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    40 HORAS

    ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE AS TEMÁTICAS A SEREM TRABALHADAS NO 1º SEMESTRE DE 2011.


    • O QUE É PEDAGOGIA DE PROJETOS 


    São inúmeras as atividades humanas nas quais, atualmente, a idéia de projetos está colocada como uma nova forma de organizar e realizar as atividades profissionais.
    Profissionais dotados de maior autonomia para tomar decisões, valorização do trabalho em grupo, desenvolvimento de vínculos de solidariedade e aprendizado constante são algumas das características incentivadas pela realização de projetos de trabalho. Em uma equipe que trabalha com vistas a realizar um projeto, são mais importantes a solidariedade e o cuidado com a contribuição de cada um para o todo, do que os níveis hierárquicos. A questão não é quem manda em quem, mas se o projeto está se tornando realidade.
    Entendendo a idéia de projeto;
    A palavra projeto tem sido muito utilizada em várias áreas de atuação profissional. Nas escolas, falar em projeto pedagógico já se tornou moda há algum tempo. Mas, afinal, o que é um projeto? Qual das afirmações a seguir você acha mais correta?
    Projeto é intenção, pretensão, sonho: “Meu projeto é comprar uma casa”.
    Projeto é doutrina, filosofia, diretriz: “Meu projeto de país é muito diferente”.
    Projeto é idéia ou concepção de produto ou serviço: “Estes dois carros são projetos muito semelhantes”.
    Projeto é esboço ou proposta: “Todos têm o direito de apresentar um projeto de lei ao Congresso”.
    Projeto é desenho para orientar construção: “Já aprovei e pedi ao arquiteto que detalhasse o projeto”.
    Projeto é empreendimento com investimento: “A Prefeitura vai construir novo projeto habitacional”.
    Projeto é atividade organizada com o objetivo de resolver um problema: “Precisamos iniciar o projeto de desenvolvimento de um novo motor, menos poluente”.
    Projeto é um tipo de organização temporária, criada para realizar uma atividade finita: “Aquele pessoal é a equipe do projeto do novo motor”.
    Todas as definições são corretas e abrangem significados do termo projeto. Neste texto, interessam os dois últimos, que definem projeto do ponto de vista do gerenciamento e administração. Projeto é atividade organizada, que tem por objetivo resolver um problema.
    Quando falamos em Pedagogia de Projetos estamos nos referindo a uma lógica educativa bastante diferenciada do que se vem fazendo na maioria dos processos educacionais. Mudar a lógica educativa significa romper com tradições e a Pedagogia de Projetos apresenta diversas propostas de ruptura: romper com a desarticulação entre os conhecimentos escolares e a vida real, com a fragmentação dos conteúdos em disciplinas, em séries e em períodos letivos predeterminados, como horários semanais fixos e bimestres, romper com o protagonismo do professor nas atividades educativas, romper com o ensino individualizado e com a avaliação exclusivamente final, centrada nos conteúdos assimilados e voltada exclusivamente para selecionar os alunos dignos de certificação.
    A idéia central da Pedagogia de Projetos é articular os saberes escolares com os saberes sociais de maneira que, ao estudar, o aluno não sinta que aprende algo abstrato ou fragmentado. O aluno que compreende o valor do que está aprendendo, desenvolve uma postura indispensável: a necessidade de aprendizagem.

    • AGROECOLOGIA

    É a ciência ou a disciplina científica que apresenta uma série de princípios, conceitos e metodologias para estudar, analisar, dirigir, desenhar e avaliar agroecossistemas, com o propósito de permitir a implantação e o desenvolvimento de estilos de agricultura com maiores níveis de sustentabilidade. A agroecologia proporciona então as bases científicas para apoiar o processo de transição para uma agricultura "sustentável" nas suas diversas manifestações e/ou denominações.
    O enfoque agroecológico corresponde à aplicação dos conceitos e princípios da Ecologia no manejo e desenho de agroecossistemas sustentáveis. Trabalhar a agricultura de forma sustentável, ou seja, ecologicamente sustentável, socialmente justa e economicamente viável. A agroecologia constitui o campo de conhecimentos que promove o manejo ecológico dos recursos naturais, através de formas de ação social coletiva que apresentam alternativas à atual crise de Modernidade, mediante propostas de desenvolvimento participativo desde os âmbitos da produção e da circulação alternativa de seus produtos, pretendendo estabelecer formas de produção e de consumo que contribuam para encarar a crise ecológica e social e, deste modo, restaurar o curso alterado da coevolução social e ecológica. Sua estratégia tem uma natureza sistêmica, ao considerar a propriedade, a organização comunitária e o restante dos marcos de relação das sociedades rurais articulados em torno à dimensão local, onde se encontram os sistemas de conhecimento portadores do potencial endógeno e sociocultural. Tal diversidade é o ponto de partida de suas agriculturas alternativas, a partir das quais se pretende o desenho participativo de métodos de desenvolvimento endógeno para estabelecer dinâmicas de transformação em direção a sociedades sustentáveis.


    • PESQUISA CIENTIFICA

    A diferença entre os trabalhos dos cientistas e o dos estudantes universitários não deveria residir no método, mas nos propósitos. Os cientistas já estão trabalhando com o intuito de promover o avanço da ciência para a Humanidade; os estudantes ainda estão trabalhando para o crescimento de sua ciência. Ambos, porém, devem trabalhar cientificamente. Os estudantes trabalham cientificamente quando realizam pesquisas dentro dos princípios estabelecidos pela metodologia científica, quando adquirem a capacidade não só de conhecer as conclusões que lhes foram transmitidas, mas se habilitam a reconstituir, a refazer as diversas etapas do caminho percorrido pelos cientistas (SANTOS, 1999, pág. 47).
    A pesquisa cientifica objetiva fundamentalmente contribuir para a evolução do conhecimento humano em todos os setores, sendo sistematicamente planejada e executada segundo rigorosos critérios de processamento das informações. Será chamada pesquisa científica se sua realização for objeto de investigação planejada, desenvolvida e redigida conforme normas metodológicas consagradas pela ciência. Os trabalhos de graduação e de pós-graduação, para serem consideradas pesquisas científicas, devem produzir ciência, ou dela derivar, ou acompanhar seu modelo de tratamento.
    Alguns pesquisadores conceituam pesquisa da seguinte forma:
    Conjunto de procedimentos sistemáticos, baseado no raciocínio lógico, que tem por objetivo encontrar soluções para problemas propostos, mediante a utilização de métodos científicos (ANDRADE, 2003, p. 121);
    Procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas propostos (GIL, 1987, p. 19);
    Atividade voltada para a solução de problemas através do emprego de processos científicos (CERVO e BERVIAN, 1983, p. 50).
    Antes de se iniciar uma pesquisa científica é necessário refletir sobre a mesma. Assim como para construir um edifício é necessário antes de fazer a planta, imaginar o tamanho, o número de andares etc. e então planejar e construir os alicerces, de acordo com o tipo de edificação, é imprescindível que antes da pesquisa se elabore um plano, se imagine a abordagem, os tópicos que serão focalizados, como se pretende conduzir o trabalho etc. Assim, o trabalho de pesquisa é desenvolvido por etapas, que se constituem num método, num caminho facilitador do processo, buscando mapear o caminho, evitar muitos imprevistos e esclarecer os rumos para o próprio pesquisador.
    Exemplo de elaboração de uma pesquisa científica:

    Imaginemos que toda vez que chove, cai água dentro da nossa sala de reuniões. Este é realmente um problema. Por que é um problema? Porque indica que há uma imperfeição técnica na construção do edifício, visto que não deve chover dentro da sala, e isto pode se agravar mais ainda. Além do mais, quando cai água, molha a mesa que, além de ser local ao redor do qual nos sentamos para discutir nossos assuntos, é onde ficam temporariamente depositados documentos relativos ao nosso grupo. Estes três pontos, entre outros que podem ser elencados, justificam a realização de uma pesquisa sobre o tema, sendo este, portanto, atual, útil e necessário – não se pode continuar com chuva caindo dentro da sala.
    Qual é o objetivo da pesquisa, então? Pesquisar por que está chovendo dentro da sala, ou, o que está fazendo com que chova dentro da sala. Com este objetivo bem claro, vou construir o caminho por onde vou percorrer para descobrir o que está provocando esta situação.
    Após uma leitura inicial (exploratória) sobre os fatores que podem provocar esta situação, eu proponho algumas hipóteses do porquê está chovendo dentro: os dados apresentados em outros estudos sugerem que pode ser porque há uma telha quebrada, uma rachadura no teto, infiltração porque as calhas estão entupidas e toda vez que chove forma uma lagoa em cima do teto etc. É possível partir de uma hipótese geral principal (se eu souber o que está provocando o problema, eu posso resolvê-lo) e então propor hipóteses secundárias (a telha, a rachadura, a infiltração).
    Dependendo da(s) hipótese(s) que eu me propor a seguir, será estabelecida uma seqüência de passos para atingir o objetivo, e a isto se chama metodologia. Então, se a hipótese for a da telha quebrada, vou traçar passo a passo o que será feito, incluindo revisões teóricas sobre o assunto. Isto vale para cada hipótese que for investigada.
    É importante que o foco seja mantido e seja coerente do começo ao fim. Fazer uma discussão generalizada, contextualizando o tema e o problema, é fundamental. Entretanto, os aprofundamentos teóricos e metodológicos devem ser feitos apenas no que está diretamente ligado ao problema. Por exemplo, discutir o tipo de revestimento nas paredes da sala, ou o tipo de iluminação, tem relação com a sala, mas não com o problema da sala que está sendo investigado, portanto não cabe ser aprofundados.
    Entretanto, se a água estiver entrando pela fiação da luz, a discussão sobre a iluminação pode ser pertinente. Da mesma forma, discutir o tipo de material do qual é feita a mesa pode ser importante se, por exemplo, ajudar a justificar o problema: se é um material não resistente à água, em pouco tempo será estragado, e isto é um bom motivo para se fazer este estudo.
    O resultado da pesquisa deve retornar ao objetivo e ao problema, confirmando ou não a(s) hipótese(s). Assim, no final da pesquisa, se bem estudada, planejada e executada, eu deverei saber o que está provocando a chuva dentro da sala. Atenção, pois isto não é regra geral: às vezes, por mais bem feitas que tenham sido as hipóteses não são comprovadas. Se eu seguir a hipótese da telha quebrada unicamente e isto não for comprovado, o que fazer? Paciência! Caberá à minha discussão explicar porque eu segui somente esta hipótese e obtive este resultado.
    A conclusão faz um fecho geral da pesquisa, normalmente de forma sucinta. A partir dos resultados, por exemplo, é possível se estabelecer perspectivas futuras: se for comprovado que a telha estava quebrada, pode-se sugerir que a partir de agora não se utilize mais este tipo de telhas. Fácil, não?
    RELAÇÃO DOS DOCENTES, FORMAÇÃO E FUNÇÃO

    ORDEM
    NOME
    FORMAÇÃO
    FUNÇÃO
    01
    DAIANE WIEDENHOFT BALENSIEFER
    Licenciatura Plena em Biologia
    Professora
    02
    HELENA COSTA DE ARAÚJO
    Licenciatura Plena em Pedagogia
    Professora
    03
    JOICE MARIA MORESCO
    Licenciatura Plena em Pedagogia
    Professora
    04
    LETÍCIA APARECIDA MOREIRA
    Cur. Licenciatura Plena em Matemática
    Professora
    05
    NAIR MARIA DA SILVA
    Licenciatura Plena em Pedagogia
    Professora
    06
    PAULO SÉRGIO LEITE
    Licenciatura Plena em Pedagogia
    Diretor
    07
    SANDRA MARIA ALVES DE SOUZA
    Letras
    Professora
    08
    MARISANE DA SILVA
    Cursando Pedagogia
    Professora

    BIBLIOGRAFIA

    • Pesquisa Google;
    • www.projetospedagogicosdinamicos.kit.net
    • CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A. Agroecologia e desenvolvimento rural sustentável: perspectivas para uma nova Extensão Rural. Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, v.1, n.1, p.16-37, jan./mar. 2000.
    • CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A. Agroecologia e desenvolvimento rural sustentável: perspectivas para uma nova Extensão Rural. In: Etges, Virgínia Elisabeta (org.). Desenvolvimento rural: potencialidades em questão. Santa Cruz do Sul: EDUSC, 2001; p.19-52.
    • NORGAARD, R. B. A base epistemológica da Agroecologia. In: ALTIERI, M. A. (ed.). Agroecologia: as bases científicas da agricultura alternativa. Rio de Janeiro: PTA/FASE, 1989. p.42-48.
    • Becker, Howard S. Métodos de pesquisa em ciências sociais. SP, Hucitec, 1999
    • Chizzotti, Antonio. Pesquisa em ciência humanas e sociais. SP, Cortez, 2006
    • Descartes, René. Discurso do método. (tradução prefácio e notas de João Cruz Costa. SP, Ed de Ouro, 1970 disponível para download em domínio público http://www.dominiopublico.gov.br/ e eBooket http://www.eBooket.net
    • Haddad, Nagib. Metodologia de estudos em ciências da saúde, como planejar, analisar e apresentar um trabalho científico. SP, Roca, 2004

      RELAÇÃO DOS DOCENTES DO GRUPO DE ESTUDO


      ORDEM
      NOME
      01
      DAIANE WIEDENHOFT BALENSIEFER
      02
      HELENA COSTA DE ARAÚJO
      03
      JOICE MARIA MORESCO
      04
      LETÍCIA APARECIDA MOREIRA
      05
      NAIR MARIA DA SILVA
      06
      PAULO SÉRGIO LEITE
      07
      SANDRA MARIA ALVES SOUZA
      08
      MARISANE DA SILVA

     



 

2 comentários:

  1. O estudo sala do professor tem sido de grande proveito para todos. Durante o periodo de estudo tivemos a oportunidade de aprimorar nossos conhecimentos, tendo em vista as abordagens de temas relevantes como : Pedagogia de Projeto na Aprendizagem, a Pedagogia é o Papel do Professor, Como Elaborar Um Projeto Pedagógico E Aprendendo e Ensinando Com Projetos. Com base nestas concepções podemos refletir a nossa prática pedagógica dentro de novas perspectivas metodológicas: Ação-reflexão-ação.
    Com relação ao estudo da agroecologia trabalhamos com os conceitos e fundamentação, a agroecologia enquanto Matriz disciplinar,a Agroecologia Como Ciência para um Futuro Sustentável e Agriculturas Alternativas de Base Ecológicas . Esses temas vieram consolidar com a necessidade de buscarmos cada vez mais conscientizar crianças de uma melhor qualidde de vida, através de produtos oriundos do sistema agroecológico com o fortalecimento da Agricultura Familiar.
    No tema pesquisa cientÍfica buscamos compreendê-la enquanto conceito e qual a sua finalidade ou seja qual seu objetivo no campo educacional.
    Estudamos os métodos cientificos dentro de uma pesquisa, enfatizando o tema como uma problemática apresentada, em busca de soluções. Mas não esquecendo que para se chegar a tal solução, necessariamente se faz seguir as etapas de uma PESQUISA CIENTÍFICA : TEMA, PROBLEMÁTICA, OBJETIVO GERAL, OBJETIVOS ESPECIFICOS, JUSTIFICATIVA, METODOLOGIA E CONCLUSÃO.

    Professora: Helena Costa de Araujo

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  2. NOME – LETICIA APARECIDA MOREIRA

    RELATÓRIO DE PARTICIPAÇÃO NOS ESTUDOS DA SALA DO EDUCADOR – 2011

    Para mim foi muito importante os estudo da sala do educador este ano, pois, pude acompanhar mais de perto todas as problemáticas e desafios que a escola persegue para resolver ou amenizar os grandes impasses pedagógicos e de aprendizagem uma vez que nos últimos anos, acontecem muitas mudanças na forma de pensar e o fazer pedagógica na escola, e este ano não é diferente, pois o primeiro foi trabalhar uma nova proposta de educação do campo com regime de trinta horas com foco no agroecológico, na pedagogia de projeto.
    Meu entendimento nos estudo foi que Projeto é atividade organizada, que tem por objetivo resolver um problema.
    Quando falamos em Pedagogia de Projetos estamos nos referindo a uma lógica educativa bastante diferenciada do que se vem fazendo na maioria dos processos educacionais. Mudar a lógica educativa significa romper com tradições e a Pedagogia de Projetos apresenta diversas propostas de ruptura: romper com a desarticulação entre os conhecimentos escolares e a vida real, com a fragmentação dos conteúdos em disciplinas, em séries e em períodos letivos predeterminados, como horários semanais fixos e bimestres, romper com o protagonismo do professor nas atividades educativas, romper com o ensino individualizado e com a avaliação exclusivamente final, centrada nos conteúdos assimilados e voltada exclusivamente para selecionar os alunos dignos de certificação.
    A idéia central da Pedagogia de Projetos é articular os saberes escolares com os saberes sociais de maneira que, ao estudar, o aluno não sinta que aprende algo abstrato ou fragmentado. O aluno que compreende o valor do que está aprendendo, desenvolve uma postura indispensável: a necessidade de aprendizagem.
    Gostei muito de estudar e debater com meus colegas sobre o tema agroecologia, pois esse tema proporciona então as bases científicas para apoiar o processo de transição para uma agricultura "sustentável" nas suas diversas manifestações e/ou denominações. Conhecendo o projeto PAIS, foi de suma importância para que eu pudesse conhecer a fundo o significado do termo agroecologia, em todas suas dimensões, uma vez que nossa região precisa urgentemente investir mais na formação humana a fim de formarmos cidadões comprometidos com o futuro de nosso planeta, sem perder a qualidade de vida.
    Para encerrar, gostaria de dizer que foi muito valido esses estudos no coletivo com os profissionais da escola, uma vez que é responsabilidade de todos oportunizar aos alunos uma educação de qualidade, qualidade essa que passa necessariamente pela ação pedagógica desenvolvida no cotidiano da escola, meu trabalho esta ligado diretamente ao laboratório de informática, mas agora posso afirmar que conheço todas as temáticas que estão sendo desenvolvidas na escola bem como seus objetivos e propósitos e a sala do educador propicia essa interação.

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