quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Comentário da Sala do Educador - 2011

NOME – PAULO SÉRGIO LEITE

RELATÓRIO FINAL DO 1º SEMESTRE DOS ESTUDOS DA SALA DO EDUCADOR – 2011

De acordo com os estudos e debates da sala do educador neste primeiro semestre de 2011, acredito que foi muito bom e enriquecedor para todos os participantes, uma vez que a escolha dos temas foi feita de forma participativa e dentro dos assuntos que serão tratados pedagogicamente na Escola, onde foi muito importante a cada encontro um dos professores coordenar as leituras, debates.
Esta dinâmica ajuda cada participante ouvir o outro, refletir sobre seu ponto de vista, aperfeiçoar seus conceitos e conhecimentos, enfim a conhecer melhor sua realidade do ponto de vista de cada um.
Mas para mim o que marcou mais foi estudar sobre o papel do Professor:
O professor teria a função de inspirar o aluno (até mesmo pelo seu exemplo) e de ajudá-lo a vislumbrar novos horizontes. Vou transcrever aqui uma pequena passagem do grande escritor americano, John Steinbeck, que dá uma boa idéia do que quero dizer:
É comum que adultos se esqueçam de quão difícil, chata e interminável é a Escola. A Escola não é coisa fácil e, a maior parte do tempo, não é nada divertida. Contudo, se você tem sorte, pode ser que encontre um professor. Professores verdadeiros, com a melhor das sortes, você vai encontrar no máximo uns três durante a vida. Acredito que um grande professor é como um grande artista: há tão poucos deles como há poucos grandes artistas. O ensino pode mesmo ser visto como a maior das artes, visto que o meio em que se exerce é a mente e o espírito do ser humano. Os meus três tinham estas coisas em comum. Todos eles amavam o que estavam fazendo. Eles não nos diziam o que saber: catalisavam um desejo fervente de conhecer. Sob sua influência, os horizontes de repente se abriam, o medo ia embora e o desconhecido se tornava conhecível. Mas, mais importante de tudo, a verdade, esta coisa perigosa, se tornava bela e muito preciosa.”
É isso que se quer dizer quando se afirma que o bom professor é um bom pastor de sonhos.
Então comecei a me perguntar: Será que nesses quase vinte anos de sala de aula, sou um desses três na vida de algum aluno que já passou por mim, porque eu tenho meus três melhores mestres guardados em minhas lembranças.
Outro assunto bastante relevante em nossas discussões durante os encontro da sala do educador foi à pedagogia de projeto, pois a palavra projeto tem sido muito utilizada em várias áreas de atuação profissional. Nas escolas, falar em projeto pedagógico já se tornou moda há algum tempo. Mas, afinal, o que é um projeto?
Projeto é atividade organizada com o objetivo de resolver um problema:
No entanto, para fazer a MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA, o professor precisa acompanhar o processo de aprendizagem do aluno, ou seja, entender seu caminho, seu universo cognitivo e afetivo, bem como sua cultura, história e contexto de vida. Além disso, é fundamental que o professor tenha clareza da sua intencionalidade pedagógica para saber intervir no processo de aprendizagem do aluno, garantindo que os conceitos utilizados, intuitivamente ou não, na realização do projeto sejam compreendidos, sistematizados e formalizados pelo aluno. Outro aspecto importante na atuação do professor é o de propiciar o estabelecimento de relações interpessoais entre os alunos e respectivas dinâmicas sociais, valores e crenças próprios do contexto em que vivem. Portanto, existem três aspectos fundamentais que o professor precisa considerar para trabalhar com projetos: as possibilidades de desenvolvimento de seus alunos; as dinâmicas sociais do contexto em que atua e as possibilidades de sua mediação pedagógica.
A pedagogia de projetos deve permitir que o aluno APRENDA-FAZENDO e reconheça a própria AUTORIA naquilo que produz por meio de QUESTÕES DE INVESTIGAÇÃO que lhe impulsionam a CONTEXTUALIZAR CONCEITOS já conhecidos e DESCOBRIR outros que emergem durante o desenvolvimento do projeto. Nesta situação de aprendizagem, o aluno precisa selecionar informações significativas, tomar decisões, trabalhar em grupo, gerenciar confronto de idéias, enfim desenvolver COMPETÊNCIAS INTERPESSOAIS para aprender de forma colaborativa com seus pares.
E pra finalizar estudamos sobra a agroecologia, meta de todas as nossas interferências pedagógicas nos projetos escolares, onde conhecendo o projeto PAIS, foi de suma importância para entendermos como deve ser nossa linha de atuação em sala de aula.


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