RESUMO
O maracujazeiro é uma planta trepadeira da família da Passiflorácea e produz frutos rapidamente, os mesmo são usados na alimentação, na elaboração de pratos doces e salgados.
Esse trabalho tem como objetivo, além de conhecer tudo sobre a planta desde a formação da muda até a colheita e entrega dos frutos, conscientizar os produtores da nossa comunidade escolar e em geral que o cultivo do maracujá é viável e pode ser mais uma fonte de renda para as famílias da nossa região.
O MARACUJÁ COMO FONTE DE RENDA FAMILIAR
1 INTRODUÇÃO
O maracujá, pelos dados de sua historia e quase nasceu com a nossa formação cultural, encontramos referencias desde 1587. Nessa época já lhe chamavam de “erva que da frutos”. Contam que foi o índio o seu padrinho, ao batizá-lo de maracujá, significado “comida que vem da cuia”.
No Brasil foram encontrados pelo menos 150 espécies, sendo a maioria para fins ornamentais e outras 60 de frutos comestíveis. Em todas as regiões tropicais e subtropicais, em todo o mundo, as espécies catalogadas vão de 300 a 580 espécies. Sua origem é da America Tropical.
A planta é uma trepadeira. Além de comestível, ornamental, de crescimento rápido, com flores exóticas, de coloração roxa, a chamam de flor da paixão, flor da semana santa, flor da tristeza, etc...
Esses adjetivos a faz uma flor muito citada em poesias. O poeta, ex-presidente, hoje presidente de senado, José Sarney, se referiu a ela, em metáfora, para mostrar a tristeza associada ao símbolo do nordeste, ao que se refere a cor roxa e aos parâmetros litúrgicos da semana-santa: “Vejo a cadeira em que meu avô sentava e me dizia : Esta tristeza será como as flores do maracujá”.
Talvez pela sua associação com a semana- santa, o maracujá foi mandado de presente ao Papa Paulo V(1605-1621). Ele agradou tanto, que mandou cultiva- lo com carinho, no Vaticano, dizem que chegou a divulgá-la como representante da “revelação divina”, devido a beleza e a característica física de suas flores em ser relacionados com a “ Paixão de Cristo”. Foi devido a esse detalhe, segundo consta na literatura da planta, que surgiu a inspiração para o gênero botânico, de “passio”- o equivalente á paixão e “flos oris”: a flor: a flor da paixão!
O maracujazeiro é uma planta herbácea, semi-lenhosa e sarmentosa, vigorosa, que apresenta a característica de possuir um intenso crescimento, mas cujo tronco é flexível e insuficientemente desenvolvido para sustentá-la. Desta forma, os ramos necessitam de um suporte onde possam se fixar através das fortes gavinhas que apresentam na axila foliar, de forma a se apoiar, formando em pouco tempo, uma grande massa vegetativa. Além de necessitar de suporte para crescer, este é importante para se ter uma boa distribuição dos ramos, facilitar os tratos culturais, garantindo maior produção de frutos.
O Brasil é o primeiro produtor mundial de maracujá com produção variando de 414.000 t em 2000 e 480.000 t em 2005. Dessa forma, pode ser observado que a produção de maracujá tem aumentado nos últimos anos.
O maracujazeiro se desenvolve bem nas regiões tropicais e subtropicais, é, portanto de clima quente e úmido.
A faixa de temperatura entre 21 e 23ºC é considerada a mais favorável ao crescimento da planta. Temperaturas baixas retardam o crescimento da planta e reduzem a absorção de nutrientes e a produção. Além disso, o vingamento dos frutos é afetado pelas temperaturas muito elevadas ou muito baixas.
O maracujazeiro mantém ritmo de desenvolvimento contínuo, por isso necessita de distribuição constante de chuva. A demanda de água varia de 800 a 1750 mm distribuída durante o ano. Dessa forma, em regiões onde alguns meses do ano apresentam escassez de chuva é necessária a irrigação.
A luminosidade afeta a formação de flores e frutos. Regiões que apresentam comprimento do dia acima de 11 horas diárias de luz proporcionam melhores condições para o florescimento do maracujazeiro. Assim, a falta de florescimento das plantas nos meses de inverno, quando os dias são mais curtos, é atribuída à redução do número de horas de luz requerida pela planta.
Regiões com altitudes entre 100 e 1000 m são as mais indicadas para o cultivo do maracujá. A umidade relativa do ar ideal deve ser em torno de 60%. Alta umidade relativa favorece o aparecimento de doenças como verrugose, antracnose e bacteriose.
2 JUSTIFICATIVA
Em nossa região a agricultura familiar vem crescendo muito e isso está sendo uma das principais fontes de renda para os pequenos produtores não só do nosso município de Terra Nova do Norte-MT, mas de município considerados próximos como Guarantã do Norte, Carlinda, Alta Floresta, Matupá, Marcelândia, Novo Mundo, entre outros.
O maracujazeiro vem sendo uma das alternativas sustentáveis para os pequenos produtores da região, além do mercado fixo os produtores ainda contam com a parceria da Coopernova (Cooperativa Agropecuária Mista de Terra Nova do Norte) dando incentivo fornecendo mudas, técnicos, enfim todo suporte aos produtores rurais, proporcionando ao produtor um frete com valores baixos e um bom preço por quilo do maracujá. A procura pela matéria prima extraída do maracujá é bem maior que a produção, por isso elaboramos esse projeto com o intuito de conscientizar ainda mais os produtores que alem do lucro obtido o maracujazeiro tem grande importância pela qualidade de seus frutos ricos em sais minerais e vitaminas, sobretudo A e C. Essa fruteira é cultivada predominantemente em pequenos pomares, de 1 a 4 ha em média, e podem constituir uma alternativa de produção e de elevação de renda para pequenos e médios produtores.
3 OBJETIVO GERAL
Este projeto tem como objetivo conscientizar os estudantes, produtores e toda a comunidade escolar sobre a importância da cultura do maracujá os benefícios para a saúde e também como mais uma fonte de renda familiar, conhecer como é uma plantação padrão e como acontece o processo de beneficiamento dos frutos.
4 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
*Conhecer a historia do maracujazeiro
*Compreender a importância do maracujazeiro
*Identificar as partes da planta e verificar sua respectiva importância
*Compreender o processo da cultura do maracujá e seus benefícios para quem o cultiva
*Elaborar receitas junto aos alunos a base de maracujá
*Conhecer os benefícios que ele trás ao nosso organismo
* Conscientizar os alunos sobre a importância da agricultura familiar
*Reconhecer a cultura do maracujá como alternativa de fonte de renda
5 DESENVOLVIMENTO
1ª Etapa
O primeiro passo foi à discussão com os demais colegas, ou seja, a equipe pedagógica escolar sobre o enfoque a ser abordado nesse projeto optamos pela Agricultura Familiar dando ênfase a cultura do maracujá.
2ª Etapa
Pesquisa na internet sobre a historia do maracujá, sua utilização receitas a base de maracujá e as principais doenças que atacam o maracujazeiro.
3ª Etapa
Palestra com um técnico onde ele nos explicou como é feito o preparo do solo, o plantio da muda, a polinização os principais insetos que prejudicam a plantação e as principais doenças que atacam o maracujazeiro.
4ª Etapa
Para um melhor entendimento visitamos uma plantação de maracujá, onde pudemos observar na pratica como é uma plantação.
5ª Etapa
Como vimos a Fusariose é a principal doença que ataca o maracujazeiro e uma vez infectado é necessário a eliminação da planta.
6ª Etapa
Em visita a fabrica fomos recebidos pelo responsável por aquele local, pudemos conhecer todos os maquinários utilizados no beneficiamento do maracujá, inclusive como e embalado para posteriormente ser comercializado.
6 METODOLOGIA
Discussão e explanação do tema em sala através de pesquisas em livros didáticos e na internet, estudar sobre o maracujazeiro, fazer visita a campo e em propriedades que possuem plantação de maracujá, pesquisar quais os nutrientes que o fruto do maracujá pode nos oferecer, e quais os benefícios para nossa saúde, visitar a fabrica da COOPERNOVA onde acontece o processamento dos frutos.
Trabalhar em grupo de forma organizada e participativa.
9 AVALIAÇÃO
O trabalho será avaliado tanto em sala quanto a campo, o desempenho de cada um, a participação e o envolvimento no decorrer do trabalho, bem como a apresentação final realizada pelos alunos.
10 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Ao finalizar esse trabalho percebemos que o maracujazeiro é uma planta que não necessita de grandes áreas porem recomenda-se o uso de solos planos ou levemente ondulados, e o solo do nosso município proporciona essa cultura, e que o clima da região é propicio, pois o mesmo necessita de muita luz solar. Portanto diante do trabalho realizado e da nossa preocupação com os pequenos produtores do município e regiões circunvizinhas concluímos que o maracujazeiro, alem dos benefícios que ele trás para nossa saúde quando consumidos é mais uma fonte de renda familiar.
Projeto Apresentado na III Mostra Municipal do Conhecimento, e será apresentado em Terra Nova do Norte - MT no mês de Novembro com os alunos da 4ª Série.
Professora: Joice Maria Moresco.
Postado por Leticia Moreira.
Parabéns pela iniciativa, Professora Joice. Da forma como a Escola Charrua vem atuando, a Educação " faz a diferença ". É isto que queremos para as escolas do campo.
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