quarta-feira, 20 de outubro de 2010

A CULTURA DO MARACUJÁ COMO ALTERNATIVA DE DIVERSIFICAÇÃO NA PROPRIEDADE

RESUMO

O maracujazeiro é uma planta trepadeira da família da Passiflorácea e produz frutos rapidamente, os mesmo são usados na alimentação, na elaboração de pratos doces e salgados.
Esse trabalho tem como objetivo, além de conhecer tudo sobre a planta desde a formação da muda até a colheita e entrega dos frutos, conscientizar os produtores da nossa comunidade escolar e em geral que o cultivo do maracujá é viável e pode ser mais uma fonte de renda para as famílias da nossa região.

A seringueira: utilização, extração e uso desse recurso de forma sustentável

RESUMO

A seringueira é uma árvore da família Euphorbiaceae (Hevea brasiliensis) e originária da bacia hidrográfica do Rio Amazonas. Produz o látex que é fundamental para o agronegócio brasileiro.
O cultivo da seringueira é uma atividade altamente sustentável e claramente vinculada ao conceito de desenvolvimento limpo. É considerada como uma alternativa viável para a diminuição dos atuais problemas sócio-econômicos e ambientais, tanto por fixar o homem a terra, através de um aumento do rendimento da propriedade e larga ocupação da mão de obra familiar e local, como também por ser uma cultura ajustada às áreas degradadas, promovendo a estabilização e recuperação das mesmas.
Neste contexto, o objetivo do trabalho é conhecer uma propriedade na comunidade escolar que possui o cultivo da seringueira bem como o seu manejo, a viabilidade econômica e sua importância no reflorestamento.

BALDE CHEIO : PIQUETEAMENTO COMO ALTERNATIVA DE SUSTENTABILIDADE BUSCANDO A MAIOR PRODUÇÃO DE LEITE

RESUMO

O Balde Cheio, que adota tecnologia desenvolvida na Embrapa Pecuária Sudeste, tem como grande mérito unir pesquisa e extensão. Em linhas gerais, o projeto consiste na adoção de técnicas de manejo da pastagem do gado, controle zootécnico e gestão da propriedade, com o acompanhamento minucioso das receitas e despesas, buscando a maior produção de leite na menor área possível e, consequentemente, gerando mais lucro para o produtor. As informações, valores e procedimentos foram transmitidos aos alunos com o objetivo de conhecer o Projeto Balde Cheio como um projeto de pesquisa e transferência de tecnologia cujos resultados demonstram a viabilidade técnica e econômica da pequena propriedade ou propriedade familiar para produção de leite de forma sustentável.
Portanto esse trabalho é de suma importância para a comunidade escolar se conscientizar de que a pecuária leiteira é lucrativa, evita o êxodo rural e melhora a autoestima do homem do campo que muitas vezes passa por dificuldades financeiras devido aos baixos preços dos produtos.