quinta-feira, 7 de junho de 2012

A NOIVA QUE ENGASGOU – SE COM A MOELA
Gênero textual: Poema em prosa


Num casamento no sítio
a comida era pirão
peru guisado e assado
com arroz e macarrão
vinho de maracujá
e assado de capão

Certo dia no sertão
uma moça se casou
e na hora do jantar
o candieiro se apagou
e a noiva muito faminta
nesta hora aproveitou

Foi no prato da carne
pegou – se com a moela
inteira de um peru
e pensou vou comer ela
não deu tempo mastigar
e ela entalou na guela

Quando acenderam o candieiro
estava a noiva entalada
com os olhos aboticados
e a roupa toda melada
apontando com o dedo
para a boca escancarada

Disseram: a noiva engasgou – se
e agora o que se faz?
um cabra mediu – lhe um sôco
nas costas dela por trás
que a moela pulou inteira
quase derruba um rapaz

E a noiva com a vergonha
vendo o vestido melado
se recolheu ao quarto
deixou o noivo de lado
e no quarto ainda comeu
um quarto de bode assado.



                                                                  José Francisco Borges. Historinhas de cordel para crianças. Folheto impresso.

Professor: Paulo Sérgio Leite.

8 comentários:

  1. achei mt engraçado o cordel e gostaria que colocasse mais cordeis engraçado e divertidos nesse site AGRADECIDA abraços !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Lembro dessa história que minha professora me contou na terceira série todos morremos de rir... até que enfim encontrei no Google. Adorei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi sou a Karolaine filha da Eliana .
      Eu tive que fazer um conto com esse cordel foi muito difícil é isso era pra fazer na prova de Língua Portuguesa

      Excluir
    2. Eu Lucas Pierangeli Braga na 5^série,também tive esta tarefa e achei muito divertido.

      Excluir
  3. Obrigado pelo cordel presisqva pra fazer o trabalho de produção adorei o Salete obrigado mesmo tchau ate a próxima







    Tchauuuuu

    ResponderExcluir
  4. Eu preciso fazer prosa deste texto ..me ajudem

    ResponderExcluir